segunda-feira, 26 de setembro de 2011

RELATO DE EXPERIÊNCIA







Escola Municipal José Maria do Nascimento
Aluna: Irimar Soares da Silva
Formadora: Elza Maria Pacheco
Unidade – III – Currículo, projetos e tecnologias
Bodó – RN, 23/09/2011
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Projeto: Como Crescem as Plantas


O projeto “Como crescem as plantas” surgiu através da necessidade de comparação das plantas com os seres humanos. Isso se deu espontaneamente a partir de uma conversa sobre o que eles gostariam que fosse trabalhado na semana da árvore. Atravessadas por dúvidas e com o incentivo do professor, iam tentando ser respondidas algumas hipóteses. Resolvi então fazer um passeio numa manhã de sol brando e agradável , para que pudéssemos sentir o espaço que vivem com o objetivo de fazer realizar nossas atividades fora do espaço físico da sala de aula. Durante o passeio ia conversando com as criança.
(FIGURA DO PASSEIO)

"E neste momento percebi que sem querer poderia estar

diante do nosso mais novo
objeto de estudo: as plantas. Mas o que deveríamos estudar e pesquisar, que caminho deveríamos seguir?
O que tinha para fazer no momento era tentar perceber se aquela questão que tanto mexeu comigo, incomodava as crianças a ponto de desenvolvermos um projeto a partir dela.

Ao final da manhã, na Rodinha , combinei com as crianças que iríamos pensar se as plantas sofrem metamorfose e no dia seguinte conversaríamos novamente sobre o assunto.
Eu também precisava pensar!
Planejamento de Atividades:
Planejei o projeto em partes, ou seja, ele se dividiria em etapas. Conduzidas por um objetivo que seria acompanhar e descobrir, "como crescem as plantas". Nossa pesquisa atravessaria o estudo das partes das mesmas, ou seja, a semente, a raiz, o caule, as flores os frutos. Seriam pequenos projetos dentro de um só.
Na minha perspectiva ou no meu objetivo o projeto maior, aquele que conduzia todo o trabalho deveria terminar em seu começo. Ou seja, ao estudarmos as etapas do crescimento e as partes das plantas, começaríamos pela raiz, caule e assim por diante até terminarmos na semente novamente, uma vez que ao chegarmos no estudo do fruto descobriríamos a semente dentro dele, e assim o projeto seria um ciclo.
Depois de estudarmos os meus pensamentos e organizá-los, já tinha um caminho a seguir, porém tudo isso dependeria das crianças e de como se daria o desenvolvimento do projeto no dia-a-dia.
A estrutura do projeto ficou da seguinte forma:

1ª- Etapa: Registrar a parte do que conhecíamos e do que descobrimos na observação das plantas.

2ª- Etapa: Baseados na primeira etapa questionaríamos e pesquisaríamos como a semente se desenvolve.
"O que nasce primeiro?"
"O que sai da semente primeiro?"

Essas seriam perguntas que norteariam nossa investigação num primeiro momento. Atravessando a pesquisa buscaríamos saber quais são as sementes que nós comemos.

3ª-Etapa: Raiz (Observação e registro).

"Para que serve a raiz?" (pergunta norteadora)
"Forma e tamanho".
“Quais as raízes que nós comemos? “

4ª- Etapa: Caule
Para que serve o caule, suas cores, tamanhos, formatos, noção de tempo
(idade da árvore, os caules que nós comemos). (Observação e registro).


5ª- Etapa: Folhas

”Como crescem? “
”Qual é a função delas? “
”Cores, tamanhos e formas. “
”Quais folhas comemos?” (Observação e registro)

6ª- Etapa: Flores

”Como crescem?”
”Qual é a função delas?”
”Cores, tamanhos e formas”
”Quais flores comemos?” (Observação e registro)

7ª- Etapa: Frutos

”Como crescem?”
”Qual é a função delas?”
”Formato, cores, tipos, gosto”
“Qual comemos?” (Observação e registro)
Planejamento de Algumas Atividades e Relato

1ª- Etapa:

Atividade 1:

Pedi para as crianças durante a Rodinha de conversas, que ficassem em uma posição confortável. E propus a ginástica historiadora para começar as atividades do dia. Falei para que escutassem com atenção. A partir daí comecei a incentivar a imaginação das crianças. Fui falando para que, de olhos fechados, pensassem como seria aquela árvore, o que tinha perto, seu tamanho, cor e etc...
(FIGURA DA PRIMEIRA ÁRVORE DESENHADA)



Algumas crianças aceitam bem este tipo de atividade, outras possuem dificuldades em se concentrar .
E comecei a desenvolver:
Imagine que vocês sejam o vento (balançar os braços abertos, prá lá e prá cá);
Imaginem que vocês sejam as sementinhas (alunos (as) agachados, bem quietinhos);
A plantinha foi crescendo (alunos) se levantam devagar e abrem os braços;
Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar bem os braços);
Vamos agora descansar, que a noite chegou (descansar os braços e ficar em posição bem relaxada)
Amanheceu e as arvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto);
Agora vamos descansar à sombra da arvore (alunos recostados);
(FIGURA DA GINÁSTICA HISTORIADA)



Atividade 2
Convidei as crianças para sair da sala e num passeio pelo pátio da escola, que eles pegassem todas as folhas secas e verdes que achassem caídas pelo chão. E foi um sucesso , tanto cataram folhas secas de pau-brasil, quanto folhas de mangueira. E ao voltarmos a sala , confeccionamos a nossa árvore com uma diversidade de folhas e cada um falou do que aprendeu sobre as plantas.
(FIGURA DA ÁRVORE DIVERSIFICADA.
Ao final da semana, chegamos ao término da atividade, quando comprovamos na prática tudo o que havíamos descoberto em nossas pesquisas.
 ANEXO














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