Escola Municipal José Maria do Nascimento Aluna: Irimar Soares da Silva Formadora: Elza Maria Pacheco Unidade – III – Currículo, projetos e tecnologias Bodó – RN, 23/09/2011 RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto: Como Crescem as Plantas O projeto “Como crescem as plantas” surgiu através da necessidade de comparação das plantas com os seres humanos. Isso se deu espontaneamente a partir de uma conversa sobre o que eles gostariam que fosse trabalhado na semana da árvore. Atravessadas por dúvidas e com o incentivo do professor, iam tentando ser respondidas algumas hipóteses. Resolvi então fazer um passeio numa manhã de sol brando e agradável , para que pudéssemos sentir o espaço que vivem com o objetivo de fazer realizar nossas atividades fora do espaço físico da sala de aula. Durante o passeio ia conversando com as criança. "E neste momento percebi que sem querer poderia estar diante do nosso mais novo objeto de estudo: as plantas. Mas o que deveríamos estudar e pesquisar, que caminho deveríamos seguir? O que tinha para fazer no momento era tentar perceber se aquela questão que tanto mexeu comigo, incomodava as crianças a ponto de desenvolvermos um projeto a partir dela. Ao final da manhã, na Rodinha , combinei com as crianças que iríamos pensar se as plantas sofrem metamorfose e no dia seguinte conversaríamos novamente sobre o assunto. Eu também precisava pensar! Planejamento de Atividades: Planejei o projeto em partes, ou seja, ele se dividiria em etapas. Conduzidas por um objetivo que seria acompanhar e descobrir, "como crescem as plantas". Nossa pesquisa atravessaria o estudo das partes das mesmas, ou seja, a semente, a raiz, o caule, as flores os frutos. Seriam pequenos projetos dentro de um só. Na minha perspectiva ou no meu objetivo o projeto maior, aquele que conduzia todo o trabalho deveria terminar em seu começo. Ou seja, ao estudarmos as etapas do crescimento e as partes das plantas, começaríamos pela raiz, caule e assim por diante até terminarmos na semente novamente, uma vez que ao chegarmos no estudo do fruto descobriríamos a semente dentro dele, e assim o projeto seria um ciclo. Depois de estudarmos os meus pensamentos e organizá-los, já tinha um caminho a seguir, porém tudo isso dependeria das crianças e de como se daria o desenvolvimento do projeto no dia-a-dia. A estrutura do projeto ficou da seguinte forma: 1ª- Etapa: Registrar a parte do que conhecíamos e do que descobrimos na observação das plantas. 2ª- Etapa: Baseados na primeira etapa questionaríamos e pesquisaríamos como a semente se desenvolve. "O que nasce primeiro?" "O que sai da semente primeiro?" Essas seriam perguntas que norteariam nossa investigação num primeiro momento. Atravessando a pesquisa buscaríamos saber quais são as sementes que nós comemos. 3ª-Etapa: Raiz (Observação e registro). "Para que serve a raiz?" (pergunta norteadora) "Forma e tamanho". “Quais as raízes que nós comemos? “ 4ª- Etapa: Caule Para que serve o caule, suas cores, tamanhos, formatos, noção de tempo (idade da árvore, os caules que nós comemos). (Observação e registro). 5ª- Etapa: Folhas ”Como crescem? “ ”Qual é a função delas? “ ”Cores, tamanhos e formas. “ ”Quais folhas comemos?” (Observação e registro) 6ª- Etapa: Flores ”Como crescem?” ”Qual é a função delas?” ”Cores, tamanhos e formas” ”Quais flores comemos?” (Observação e registro) 7ª- Etapa: Frutos ”Como crescem?” ”Qual é a função delas?” ”Formato, cores, tipos, gosto” “Qual comemos?” (Observação e registro) Planejamento de Algumas Atividades e Relato 1ª- Etapa: Atividade 1: Pedi para as crianças durante a Rodinha de conversas, que ficassem em uma posição confortável. E propus a ginástica historiadora para começar as atividades do dia. Falei para que escutassem com atenção. A partir daí comecei a incentivar a imaginação das crianças. Fui falando para que, de olhos fechados, pensassem como seria aquela árvore, o que tinha perto, seu tamanho, cor e etc... (FIGURA DA PRIMEIRA ÁRVORE DESENHADA) Algumas crianças aceitam bem este tipo de atividade, outras possuem dificuldades em se concentrar . E comecei a desenvolver: Imagine que vocês sejam o vento (balançar os braços abertos, prá lá e prá cá); Imaginem que vocês sejam as sementinhas (alunos (as) agachados, bem quietinhos); A plantinha foi crescendo (alunos) se levantam devagar e abrem os braços; Agora, o sol está batendo nos seus galhos (esticar bem os braços); Vamos agora descansar, que a noite chegou (descansar os braços e ficar em posição bem relaxada) Amanheceu e as arvores saúdam o sol (elevar os braços com suavidade para o alto); Agora vamos descansar à sombra da arvore (alunos recostados); (FIGURA DA GINÁSTICA HISTORIADA) Atividade 2 Convidei as crianças para sair da sala e num passeio pelo pátio da escola, que eles pegassem todas as folhas secas e verdes que achassem caídas pelo chão. E foi um sucesso , tanto cataram folhas secas de pau-brasil, quanto folhas de mangueira. E ao voltarmos a sala , confeccionamos a nossa árvore com uma diversidade de folhas e cada um falou do que aprendeu sobre as plantas. (FIGURA DA ÁRVORE DIVERSIFICADA. Ao final da semana, chegamos ao término da atividade, quando comprovamos na prática tudo o que havíamos descoberto em nossas pesquisas. ANEXO |
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
RELATO DE EXPERIÊNCIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário